Auxilia Advogados e Pessoas Físicas, em casos de Ações Penais que se relacionam com a ciência psicológica, no acompanhamento de processos criminais, tendo como função: Analisar, Esclarecer, Impugnar Laudos e Pericias Psicológicas, Emitir Pareceres, Relatórios e Laudos Psicológicos. E ainda, formular Quesitos para Pericias Psicológicas, garantindo o Direito da Ampla Defesa e do Contraditório.
Auxilia Advogados, Pessoas Físicas e Empresas que necessitem de assistência para esclarecer, acompanhar e impugnar laudo pericial, esclarecendo pontos não contemplados e ou contraditórios resultante de pericias judiciais, tais como: Ações de Indenização por Danos Psicológicos, de Averiguação de Capacidade Mental, de Interdição, de Problemas Psicológicos, de Deficiência e Distúrbios Psicopatológicos, de Violência de Gênero, Cirurgia de Redesignação sexual, entre outras.
Auxilia Advogados e Pessoas Físicas, na complementação e argumentação, acerca de Resultados produzidos em Estudos Psicológicos, desenvolvidos pelos Psicólogos Judiciais, em Processo no Âmbito Familiar, tais como: Ações de Divórcios, Guarda, Visitas de Filhos, Alienação Parental, Falsa Acusação de Violência Sexual, Falsa Acusação de Maus Tratos, Abuso Sexual, Adoção, entre outras ações.
Em Concursos Públicos a Avaliação Psicológica tem como objetivo identificar se o candidato possui as características necessárias para o cargo pretendido, tendo como base um perfil previamente definido e os fatores restritivos e/ou impeditivos para o desempenhar o cargo descrito no Edital do Concurso. Em casos de inaptidão e/ou reprovação, o resultado da Avaliação Psicológica pode ser contestado pelo candidato, com os recursos cabíveis no Edital do Concurso. Se faz importante a contratação de profissional com profundo conhecimento em avaliação psicológica através de instrumentos (testes psicológicos), que avaliará se as regras e requisitos de aplicação dos testes foram rigorosamente respeitados, conforme procedimentos técnicos científicos e éticos. Sua atuação prevê elaboração de documentos para eventuais impugnações e irregularidades nas avaliações psicológicas, buscando anulação do certame ou a modificação do resultado, por meio da banca examinadora ou no auxílio ao advogado no processo judicial.
Ao nomear um Psicólogo Assistente Técnico, a parte investigada no Processo Administrativo Disciplinar, pode contar com o conhecimento técnico / cientifico e experiência do profissional para avaliar as evidências, testemunhos apresentados e estabelecer a linha de defesa. Fornecendo documento pertinente à situação, aos fatos e a dinâmica do problema. Além de oferecer sugestões em relação à melhor forma de tratar o problema, com orientação para a obtenção de resultado favorável na decisão do processo.